Eletronuclear inaugura sítio-museu arqueológico em Angra dos Reis
No próximo dia 5 de junho, será inaugurado um sítio-museu e uma trilha arqueológica, em Piraquara de Fora - uma pequena enseada na entrada da baía da Ribeira, em Angra dos Reis. Vinculado ao licenciamento ambiental da Usina Angra 2, o sítio fica localizado em terreno pertencente à Eletronuclear, que apóia o projeto. Trata-se de trabalho pioneiro no município na área de arqueologia, coordenado pela professora Nanci Vieira de Oliveira, do Instituto de Filosofia da UERJ, em associação com o Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.
Os sítios-museus são muito comuns na Europa, mas raros no Brasil. Lá, áreas arqueológicas são preparadas para visitação, trazendo a público, em linguagem contemporânea, temas da pré-história e de outras civilizações. A iniciativa da Eletronuclear é justamente difundir informações sobre a pré-história do Rio de Janeiro através de atividades de educação patrimonial, palestras, cursos e workshops sobre meio ambiente e arqueologia.
O visitante poderá ver de perto as marcas dos índios deixadas em Piraquara. Pela primeira vez, uma estrutura de visitação foi montada em torno de um sambaqui (monte de conchas, em tupi) – acampamentos usados por povos pré-históricos. A área foi cercada por madeira quimicamente tratada como forma de proteger e preservar os vestígios. Foram construídas passarelas para permitir uma melhor circulação de visitantes, que verão, ainda, réplicas de algumas peças indígenas encontradas nas escavações no local, como machados, flecha e fragmentos de cerâmica. Através de trilhas arqueológicas (com sinalização por meio de placas informativas), o visitante também terá acesso a alguns dos locais com estruturas arqueológicas preservadas.
O sítio-museu será aberto à visitação pública no segundo semestre de 2009.
4 de junho de 2009
Angra dos Reis, RJ: sítio-museu e trilha arqueológica
Postado por
@infoambiental
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário