11 de dezembro de 2008

Enchentes em Santa Catarina - O perigo da leptospirose

Itajaí: 130 mil pessoas têm risco de leptospirose

Francisco de Assis
Direto de Itajaí

A Defesa Civil de Itajaí (SC) alerta para o risco de 130 mil pessoas terem se contaminado com a leptospirose durante as chuvas que atingiram o Estado. "A gente calcula que aproximadamente 130 mil pessoas tiveram um contato direto com a água. Então essas pessoas não podem vacilar", disse o coordenador Sérgio Burgonovo. "Se estiverem, com os sintomas precisam procurar rapidamente um posto de saúde. Se a leptospirose for diagnosticada no início, a probabilidade de cura é grande, mas se deixar passar é perigoso, afinal, é uma doença letal."


Leptospirose

Durante os temporais e inundações, a bactéria leptospira, presente na urina do rato, principal transmissor da doença, se espalha nas águas, invade as casas e pode contaminar, através da pele, os que entram em contato com áreas infectadas.

Muitas vezes, a leptospirose é confundida com doenças como gripe e, principalmente, hepatite.

O período de incubação é de 5 -18 dias. Na primeira semana a pessoa sente febre, cefaléia, mal-estar e prostração, dores difusas, principalmentenas panturrilhas, conjuntivas congestas, às vezes difusões hemorrágicas.

Os sintomas são muito parecidos. Apenas um especialista saberá diagnosticar e tratar o problema.

A doença atinge também animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas), além dos silvestres.

Tratamento

O tratamento da pessoa com leptospirose é feito fundamentalmente com hidratação. Não deve ser utilizado medicamentes para dor ou para febre que contenham ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc.), que podem aumentar o risco de sangramentos. Os antiinflamatórios (Voltaren®Profenid® etc) também não devem ser utilizados pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas. Quando o diagnóstico é feito até o quarto dia de doença, devem ser empregados antibióticos (doxiciclina, penicilinas), uma vez que reduzem as chances de evolução para a forma grave. As pessoas com leptospirose sem icterícia podem ser tratadas no domicílio. As que desenvolvem meningite ou icterícia devem ser internadas. As formas graves da doença necessitam de tratamento intensivo e medidas terapêuticas como diálise peritonial para tratamento da insuficiência renal. 

Medidas de Prevenção

  • Evitar contato com águas de enchente, ou utilizar proteção como botas de borrachas em locais alagados;
  • Proibir pessoas de nadarem ou lavarem roupas em águas suspeitas de contaminação;
  • Combater roedores, proteger alimentos e água de consumo;
  • Não utilizar água de poço inundado;
  • Prevenção em locais de grupos de risco: operários que atuam em limpeza de esgoto, córregos, e demais áreas sujeitas a contaminação, como lavouras irrigadas (arroz), através do uso de botas e luvas;
  • Lavar e desinfetar a caixa de água, assim como observar a perfeita vedação da mesma.
Fontes: 


0 comentários:

Postar um comentário