Da imaginação à realidade.
Monique Amaral
Altoé e Silva (2005) nos
propõe imaginar por uns instantes, pessoas de várias localidades nos mais
diversos países, entusiasmados, em suas salas de aula, tendo a sua frente
computadores conectados à Internet, nos quais contemplam ora as belezas de uma
floresta natural com sua biodiversidade, ora as estrelas a milhões de distância
do nosso planeta, ou ainda assistindo aos jogos olímpicos mundiais ou a copa do
mundo de futebol, ou mesmo surfando entre as diversas salas e corredores de museus
nos quais admiram quadros de pintores famosos como Da Vinci, Portinari, e
outros ou, ainda, apenas interagindo entre si em um verdadeiro chat educativo.
Quantos conhecimentos que essas pessoas poderão construir e compartilhar?
A virtualidade sempre fez
parte da imaginação do homem. A diferença, hoje, é que a imaginação se tornou
realidade graças às novas tecnologias, como a informática, que possibilitam aos
homens reconstruir sua imaginação e criar comunidades virtuais (DUART; SANGRÀ,
2000).
A informática vem adquirindo
cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como
instrumento de aprendizagem, como uma tecnologia educativa e sua ação no meio
social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.
La
comisión sobre Tecnología Educativa de los Estados Unidos en 1970 definí
tecnología educativa de la siguiente manera:
“Es una manera sistemática de diseñar, llevar a cabo
y evaluar todo el proceso de aprendizaje y enseñanza en términos de objetivos específicos,
basados en la investigación del aprendizaje y la comunicación humana, empleando
una combinación de recursos y materiales para conseguir un aprendizaje más efectivo”.(TICKTON,1970)
Essas tecnologias permitem
que as pessoas se comuniquem no plano educacional, cultural ou profissional, de
forma assincrônica, sem estar de modo simultâneo no mesmo tempo e espaço.
Vivemos um período destacado
como tecnológico, pois, teoricamente tudo se torna próximo, fácil, palpável,
acessível.
O homem construiu uma vida
melhor graças ao desenvolvimento das tecnologias, apesar dos impedimentos de
acesso e de conexão às redes mundiais de comunicação (ALTOÉ, SILVA, 2005).
ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana
da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na
Educação. Maringá:Eduem, 2005
DUART, J. M.; SANGRA, Albert.
Aprender en la virtualidad. Barcelona: Gedisa, 2000.
TICKTON, S.G.(Ed.) (1970): To
Improve Learning: An Evaluation of Instructional Technology. Bowker, New York.
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