Diretor técnico enviou e-mail aos órgãos competentes solicitando esclarecimentos
Normalmente as vazões a jusante (após), do reservatório de Santa Cecília próximo a cidade de Barra do Piraí RJ , tem o objetivo de 90m³/s. A vazão mínima, cai pra 71m³/s e em condições extremas 50m³/s.
De 2014 até os dias atuais, devido a falta de chuvas nas quatros grandes represas (Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil), a ANA com a aprovação do CEIVAP, reduziu a vazão a jusante no reservatório de Santa Cecília para 35 a 36m³/s já há pelo menos quatro meses. Está redução drástica é para aumentar o volume desses reservatórios, considerando que em 16/06/2015 estamos com o volume útil total de 15,77%. Nessa mesma data no ano passado, estávamos com o dobro, 31,01%, e sofremos a ponto de zerar nossos reservatórios utilizando o volume morto.
No que pese esta alternativa, o que ficou faltando explicar é:
1° Como as cidades de Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul e Três Rios, estão passando com a concentração elevada da carga de esgoto não tratada devido a redução drástica do Rio Paraíba do Sul (36m³/s), em um período tão longo de quatro meses?
2° Quais são os parâmetros atuais físicos químicos da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul nestas cidades?
3° E a vazão ambiental que é para manter os padrões de qualidade e quantidade de água, mantendo toda sua biodiversidade. Ela foi levada em conta?
4° Não seria o caso de criar uma compensação ambiental, para essas regiões que estão sendo sacrificadas, para aumentar as reservas do estado do Rio de Janeiro que depende 75% das águas do RPS?
Eng° João Thomaz
Diretor Técnico da Comissão Ambiental Sul-RJ
✉ joao_thomaz1@hotmail.com
Coordenação:
Délio Guerra Filho
✉ deguefi@gmail.com
✆(24) 9.9212.8784 (TIM)
Nas redes sociais:
0 comentários:
Postar um comentário