1 de abril de 2009

Rio Paraíba do Sul terá programa de saneamento

Um programa de saneamento para a Bacia do Rio Paraíba do Sul - que abrange os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais - começa a ser estudado pela secretária estadual do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, eleita, esta semana, presidente do Comitê para integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). O projeto será viabilizado com recursos, sobretudo, dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades. 

Marilene envolverá no programa prefeitos dos 180 municípios integrados ao Ceivap, nos três estados. A proposta é que, juntos, se possa discutir uma agenda relacionada à política de gestão dos recursos hídricos para a região. O Ceivap reúne 60 membros, com representantes da União e dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, se manifestou bastante otimista com a nova presidente, que substituiu Paulo Teodoro de Carvalho. Ele garantiu que não medirá esforços para ver implantado o projeto. 

-O Ceivap ganhou experiência e agora tem novos desafios. É preciso ter espírito público para o avanço do sistema de água - afirmou Machado, durante a posse de Marilene Ramos, em Penedo, na região do Médio Paraíba. 

Luiz Firmino, presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio, reforçou as palavras de Machado e garantiu que o organismo ambiental do Rio trabalha na direção da melhoria da política de água do estado. Firmino fez uma apresentação da atuação do Inea, criado em janeiro deste ano, informando sobre a descentralização, principalmente no que se refere à liberação de licenças ambientais de pequenos portos pelas nove superintendências regionais do órgão, em vários pontos do estado. 

Marilene assume a presidência do Ceivap para o biênio de 2009/2011. O órgão é integrado por 180 municípios, dos quais 88 de Minas, 53 do Rio de Janeiro e 39 de São Paulo. O Rio Paraíba do sul abastece 70% da população do Estado do Rio. 

Com Marilene Ramos, assumiu o vice-presidente Bruno Gurgel, de São Paulo e a secretaria-executiva Maria Aparecida Vargas, de Minas Gerais. A Bacia do Paraíba do Sul representa, segundo seus membros, 10% do PIB nacional.

0 comentários:

Postar um comentário