5 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente é iniciada em Itatiaia, RJ

(Fonte da Imagem: spin travel)

A semana do meio ambiente começou hoje (5) às 8h30min em Itatiaia, com a inauguração do seu primeiro Ecoponto do município, em Maromba. A programação, desenvolvida em parceria das secretarias de Meio Ambiente, Educação e a de Trabalho, Habitação e Assistência Social, acontece na Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, em Maromba, na região de Visconde de Mauá, com a presença da vice-prefeita Gilda Molica e de diversos secretários municipais.

As atividades desse primeiro dia incluem a realização de três palestras - "Biodiversidade da Mata Atlântica na Região das Agulhas Negras", ministrada pelo biólogo Izar Aximoff; "Projeto Agro florestal", com o professor Daniel Cabral; e "Votorantim Siderurgia e Desenvolvimento Sustentável", ministrada pelo gerente corporativo para meio ambiente da Votorantim, Túlio Xavier Lanza. No final da manhã desta sexta-feira (5) haverá o lançamento do Ecoponto de coleta seletiva e compostagem, e em seguida a inauguração do primeiro Ecoponto do município.

A política municipal pela reciclagem do lixo está sendo pautada pela mobilização dos catadores do município, em torno da formação de uma cooperativa, por meio da qual todos poderão trabalhar em melhores condições. Enquanto há essa mobilização, a Prefeitura de Itatiaia já começou a fazer a sua parte, que é a de estabelecer locais para onde o lixo reciclável poderá ser encaminhado, e onde os catadores poderão realizar o seu trabalho. Com o estabelecimento desses Ecopontos, será possível ao município, por meio dessa cooperativa, se habilitar a receber verbas para a compra de equipamentos, como esteiras de separação e outros materiais necessários para que eles possam desenvolver esse trabalho da melhor forma possível. O projeto da prefeitura é estabelecer Ecopontos em vários locais do município.

Na parte da tarde, os colégios estaduais Antonio Quirino e Dr. João Maia, localizados na região serrana, farão apresentação de relatórios sobre as ações ambientais desenvolvidas, com o acompanhamento das professoras Melissa Florêncio e Adriana Deslandes. As atividades serão encerradas após o lançamento do programa da jornada ecológica, pelo secretário municipal de meio ambiente, Domingos Baumgratz.

A semana do meio ambiente de Itatiaia terá ainda programação na Escola Municipal Ana Elisa Gregori, na próxima segunda-feira (8), e na Escola Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo, na terça-feira (9), que incluirá a palestra "Meio Ambiente, Gerenciando Conflitos", do secretário Domingos Baumgratz.

0 comentários:

Postar um comentário