
As Sacolas Plásticas

Artigo: Respeito é bom, a dona da vida gosta e merece

Sumiço de Seguidores - Bug do Blogger

5º Fórum mundial da água discute as preocupações do planeta

Mais de dez mil pessoas devem comparecer à Conferência de Istambul que destaca as questões globais sobre a água.
O 5º Fórum mundial da água, o maior evento mundial relacionado com a questão da água, vai acontecer em Istambul, Turquia, entre 16 e 22 de março de 2009, para levar a crise da água em todo o mundo para a agenda internacional. Realizado a cada três anos, o Fórum reúne participantes de todos os lugares em busca de soluções sustentáveis para os desafios mundiais da água. Com mais de três mil organizações participantes e mais de dez mil visitantes, o Fórum desse ano vai incluir chefes de estado internacionais, representantes das Nações Unidas, ministros, parlamentares, autoridades locais e outros agentes governamentais, além de profissionais do setor, ativistas e outras partes interessadas. Durante o Fórum será divulgado o Relatório sobre desenvolvimento mundial da água, das Nações Unidas, com análises sobre os recursos de água doce.
De acordo com o Programa ambiental das Nações Unidas, dois terços do planeta enfrentarão condições de tensão com relação à água em 2025, se os padrões de consumo atual continuarem. A principal meta do 5 Fórum Mundial da água de Istambul em 2009 é motivar ações que melhorem a gestão dos recursos hídricos em todo o mundo, disse o Prof. Dr. Oktay Tabasaran, secretário geral do Fórum. Isso só pode ser feito com a conscientização da importância das questões relativas à água. No entanto, a conscientização global precisa ser seguida por ações, tais como formulação de leis e financiamento, que são promovidas através do Fórum.
Nesse ano, através da Iniciativa fórum verde, o Fórum mundial da água plantará uma árvore para cada participante. Adicionalmente, o Consenso da água de Istambul identificou as cidades pioneiras unidas num compromisso para a gestão dos recursos hídricos urbanos diante das mudanças globais. Entre essas cidades estão Brisbane, Austrália; Stuttgart, Alemanha; Viena, Áustria; Paris e Estrasburgo, França; Roterdam, Países Baixos; Buenos Aires, Argentina; Lausanne, Suíça e Istambul, Turquia.
A Turquia oferece um ambiente único para o Fórum deste ano em razão da sua posição geográfica como encruzilhada entre continentes, regiões, culturas e civilizações, em sintonia com o tema do Fórum: Superando os divisores de água.
Fórum mundial da água - O Fórum mundial da água é o local de encontro internacional para compartilhamento de soluções concretas para as questões da água.
Site: www.worldwaterforum5.org
Fonte: Tratamento de Água
Artigo: MAR MORTO - Depois do Carnaval...

MÚSICA: Imagens
RJ: Projeto Lixão Zero beneficiará quatro municípios

Na TV: Série especial sobre o consumo de água no Brasil

Licenciamento Ambiental no Sul Fluminense
- Para os empresários, sejam eles de qualquer ramo, a mudança na concessão ficou ótima. A desburocratização diminui as dificuldades para se abrir uma microempresa e é um atrativo a mais para a região - opinou ele, afirmando que um dos setores que mais foram beneficiados com a mudança foi o de serviços.
De Davos: Água potável pode acabar em menos de 20 anos

O segredo da água de Nova York
Vital Brazil planeja construção de museu científico
Links Links Links
Maioria dos jovens não sabe proteger o meio ambiente
Seis em cada dez jovens brasileiros não sabem o que significa ou nunca ouviram falar na palavra sustentabilidade. Ainda assim, a maior parte deles acredita que se preocupa mais com o meio ambiente do que a população em geral, as empresas e o governo. Essa preocupação, porém, nem sempre se reflete em ações concretas. Os dados fazem parte do Dossiê Universo Jovem, produzido pela MTV Brasil. A pesquisa também identifica diferentes perfis quanto à maneira de o jovem encarar o seu papel diante da urgência da preservação.
De Frederico Brandini
Fonte: JB Estado
Agroecologia atrai produtores franceses a Casimiro de Abreu
No próximo sábado, o município receberá um grupo de 30 produtores franceses que vão visitar e conhecer as experiências agroecológicas desenvolvidas pela cidade, através do incentivo da Secretaria de Agricultura e Pesca.
Fonte: JB Estado
Especialista diz que mudança da Usina de Jirau pode causar impactos irreversíveis ao meio ambiente
A mudança do local da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau no Rio Madeira pode causar danos irreversíveis para a biodiversidade da área. Segundo o professor de Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Arthur Moretti, não foram realizados estudos prévios sobre os riscos para o ambiente do novo local.
Fonte: Agência Brasil
Greenpeace critica previsão do governo de aumento do uso de termelétricas no país
A intenção do governo de diminuir a participação das hidrelétricas na matriz energética brasileira e aumentar a quantidade de energia gerada por termelétricas, prevista no Plano Decenal 2008/2017, apresentado hoje (5), não agradou a organização não-governamental Greenpeace, defensora do meio ambiente
Fonte: Agência Brasil
Greenpeace lança documento que propõe uso de energias renováveis
O Greenpeace lançou na tarde de hoje (6) um documento que propõe a utilização de energias renováveis no país, especialmente nos parques industriais. O texto foi anunciado durante o seminário realizado pela ONG em parceria com o Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e Biodiversidade. O evento ocorreu na embarcação do Greenpeace, a Artic Sunrise, que chegou ao Porto de Mucuripe, em Fortaleza (CE), no final da tarde de ontem (5).
Fonte: Agência Brasil