17 de junho de 2009

SC: Seca muda paisagem de cidade turística


A falta de chuva na região dos lagos, no município de Rio dos Cedros (SC), alterou a paisagem que os moradores e turistas costumam encontrar. Situado no norte do município, o local abriga um verdadeiro santuário ecológico.

Localizada a 37 km do centro da cidade, a região se formou na década de 1950, quando os rios Bonito, Palmeiras e Cedros foram represados para a instalação de usinas de energia elétrica da Celesc. O turista Sven Francis Schuhmacher conta que o baixo nível da água dos lagos devolve aos rios parte de seus traçados originais.

A região tem duas barragens: a do Pinhal e a do Rio Bonito. O Pinhal, em Alto Cedros, é o rio mais extenso com 14 km e 18 milhões de metros cúbicos de água. Já o Rio Bonito, em Palmeiras, possui 9 km de extensão, mas tem volume de 32 milhões de metros cúbicos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as precipitações registradas no mês de maio no centro de medição da cidade de Indaial, a 21 km de Rio dos Cedros, estão abaixo do esperado. O registro foi de 70 mm, quando a expectativa era de 106,7 mm. Desta forma, choveu 66% a menos do que o esperado.

Matéria enviada ao VC REPÓRTER por Sven Francis Schuhmacher, de Blumenau (SC). Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Colaboração de Luciana Campos, de Blumenau, SC

1 comentários:

Biosfera MS disse...

Interessante né...chuva e depois seca...temos q repensar mesmo nossas ações.

Postar um comentário