(Foto: Ecodebate)
O mundo corre um grave risco de sofrer com a falta de água doce em menos de 20 anos, em consequência do aumento constante da demanda, que cresce em ritmo mais rápido que a população mundial; O alerta está em um relatório publicado no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), que terminou no domingo (1º).
“Em menos de 20 anos, a falta de água poderá fazer com que Índia e Estados Unidos percam a totalidade de suas colheitas”, afirmam os autores do estudo, destacando que, paralelamente, a procura por alimentos explodirá.
Reservas de água potável se esgotarão em menos de 20 anos, alerta um relatório publicado no Fórum Econômico Mundial, na Suíça
Segundo o relatório, muitos lugares do mundo estão a ponto de esgotar suas reservas de água, sobretudo em consequência de uma política especulativa por parte dos governos, ao longo dos últimos 50 anos.
“No futuro, o mundo não poderá simplesmente administrar a questão da água como tem feito no presente”, aponta o texto. Cerca de 40% dos recursos aquíferos dos Estados Unidos são destinados à produção energética, enquanto apenas 3% vão para o consumo doméstico.
As necessidades de água para produzir energia devem aumentar 165% nos Estados Unidos e 130% na União Europeia, de acordo com o estudo.
O relatório também calcula que, no atual ritmo de derretimento, a maioria das geleiras do Himalaia e do Tibet terão desaparecido até 2100, e que 70 grandes rios do mundo secarão devido aos sistemas de irrigação para a agricultura.
Fontes: France Press Folha Online Ecodebate
2 comentários:
Sempre imaginei um seguinte roteiro. Potências em guerra por causa da água e o Brasil seria o protagonista. O mundo está de olho nas nossas reservas.
Nb.: faz muito tempo que perdi a vontade de blogar. Antes havia uma pesquisa sobre artes, mas agora faço a postagem e deixo programada para publicação para 10 dias. Isso não dura mais que alguns minutos. Não tem nada de importante.
Gosto das suas pesquisas.
:)
EU NAO ACREDITO NISSO EU SEI QUE DEUS E MAIOR E MAIS PODEROSO QUE A CIENCIA
Postar um comentário