29 de agosto de 2009

Curitiba:Ônibus a óleo de soja começam a circular

Os seis primeiros ônibus do Brasil a rodar apenas com biocombustível começaram a circular nesta quinta-feira, em Curitiba.

Os seis ônibus vão circular na Linha Verde, fazendo o trajeto Pinheirinho – Carlos Gomes. Todos funcionam totalmente com um óleo feito a base de soja, chamado de B100, por não conter mistura de óleo mineral. O combustível é 20% mais caro do que o diesel comum. No entanto, como o número de ônibus que roda com o biocombustível B100 ainda é pequeno, não vai haver alteração no preço da passagem.Ainda assim, a prefeitura pretende aumentar aos poucos o número destes veículos em circulação. O prefeito Beto Richa acredita que o preço do combustível deve diminuir quando mais empresas começarem a fabricar o produto.

O biocombustível B100, que vai ser usado nos ônibus de Curitiba, é produzido no Rio Grande do Sul e não cristaliza quando exposto a temperaturas baixas. No entanto, a nova tecnologia gera uma perda de 5% na potência dos veículos e um gasto de combustível 8% maior. Cada ônibus custou cerca de 600 mil reais, valor 10% maior do que os veículos comuns. De acordo com o gestor de vistoria e cadastro de transporte coletivo da prefeitura, Élcio Karas, além de ser um combustível 100% renovável, ele é menos poluente do que o diesel comum.

Karas garante que, para os passageiros, a única mudança que vai ser sentida é o cheiro.

Os ônibus começaram a circular nesta quinta-feira.

Fonte: CBN Curitiba

@IrmaoVitor, via Twitter

1 comentários:

ALTIVO MORENO disse...

Essa história de biocombustível é como o um condenado à pena de morte escolher entre a forca ou cadeira elétrica.

Ora, deixar de usar díesel para ocupar alqueires e mais alqueires de terra para produzir óleo nos autos, talvez seja até pior do que a poluição do fóssil.

Por quê não investir no motor elétrico como estão fazendo na Europa e Estados Unidos? Um motorzinho dentro do auto produz eneergia que vai para as baterias e desta movem o motor que move o auto. Simples assim. Com um só litro de poluição do comustível que produz a energia elétrica o auto move-se o dia todo.

Postar um comentário