26 de maio de 2009

Ambientalista Rogério Rocco recebe medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do RJ

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o ambientalista Rogério Rocco receberá, por indicação da Vereadora Aspásia Camargo, o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. A cerimônia será realizada no próximo dia 02 de junho de 2009, às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.

A Medalha Pedro Ernesto
A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, entregue pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira. Foi criada em 1980, em homenagem ao médico pernambucano Pedro Ernesto Batista (1884-1942), que iniciou sua trajetória política nos primeiros anos da década de 1920, quando tomou parte dos movimentos de oposição ao Governo Federal levados a cabo pela jovem oficialidade revolucionária do Exército.
Pedro Ernesto foi o primeiro prefeito eleito, mesmo que indiretamente, da Cidade do Rio de Janeiro.
No site da Câmara também é possível consultar outras indicações de anos anteriores.

Com a palavra, o homenageado:

"A concessão das Medalhas Pedro Ernesto já gerou muita polêmica, haja vista que serviu à homenagem de pessoas com atuações nem sempre ilibadas. Porém, a maioria dos agraciados é detentora de patrimônio importante na formação e na afirmação da cidade do Rio de Janeiro e da Nação brasileira.

É o caso de Dom Pedro Casaldáliga (1995), do Presidente Lula (1995), Leandro Konder (1998), Fernanda Montenegro (1998), Afonso Arinos (1999), Gilberto Gil (1999). Também são agraciadas instituições importantes como o Clube de Regatas Flamengo (1995), as Escolas de Samba Portela e Mangueira (2000), dentre outras.

Gostaria, então, inspirado nos bons exemplos, de compartilhar essa homenagem com amig@s, parentes, alunos e companheiros de militâncias políticas (movimentos sociais, estudantis, ecológicos e libertários) e de trabalho (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio, Câmara Municipal do Rio – Mandato do Chico Alencar, Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, Instituto Pereira Passos, Fundação Ondazul, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e Instituto Chico Mendes). Todos têm parte dessa homenagem, pois me ensinaram os caminhos e compartilharam escolhas que conduziram minha vida até aqui. Espero reencontrar muita gente querida e receber o prestígio e o carinho dos amigos."


Rogério Rocco é advogado, mestre em direito e analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente

0 comentários:

Postar um comentário