12 de maio de 2009

Rio Claro, RJ: Programa Produtores de Águas e Florestas

Ministro e governador assinam termo para ajudar produtores

Rio Claro

Em Rio Claro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc (PT), assinaram nesta segunda-feira (11) o termo de implantação do Programa Produtores de Águas e Florestas. Promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, a iniciativa vai remunerar produtores rurais pelo reflorestamento e conservação de áreas verdes e mananciais hídricos. 

Durante a solenidade, foi entregue um cheque simbólico de R$ 17.953,61, correspondente ao pagamento referente a 2009 para os primeiros 18 produtores que vão participar do programa. 

- Iniciativas como este programa e o ICMS Ecológico permitem que o pequeno produtor veja o meio ambiente como um aliado, não como um problema, e vão permitir a união dos produtores à causa ambiental, com a participação do Poder Público. É possível crescer com desenvolvimento sustentável e é isso que queremos para o nosso estado - afirmou o governador. 

Cabral fez a entrega do cheque simbólico ao produtor Nelson Pires, que teve direito à maior fatia do primeiro pagamento (cerca de R$ 7 mil) e representou os demais. 

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, destacou a importância da atuação dos produtores e da parceria com as prefeituras para a preservação dos recursos hídricos do estado, o que garante a manutenção do abastecimento de água. No caso do projeto-piloto do programa Produtores de Água e Florestas, a preservação da nascente do rio Piraí é importante para o sistema Guandu, responsável por 80% do abastecimento de água do estado e por 25% da geração de energia elétrica na Região Metropolitana.

Projeto piloto


Durante seu discurso, Minc parabenizou a cidade pela implantação do programa e fez questão de dizer que "aquela era iniciativa e um exemplo de como se pode agregar desenvolvimento e preservação ambiental". 

Minc destacou ainda que o projeto, considerado piloto em Rio Claro, já tem previsão de crescimento e deve ser levado a outros municípios do Estado. "Esta iniciativa é a prova de que se pode gerar emprego e renda mantendo a floresta em pé. Antes o produtor ganhava quando cortava uma árvore. Agora ele ganha quando a mantém em pé. O projeto é excelente. Tanto que já temos sido procurados pelos municípios interessados em aderi-lo e já temos a intenção de implantá-lo no rio São João, na região dos Lagos" anunciou, e completou: "E certamente não ficará só ali".

0 comentários:

Postar um comentário