PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ESTUDO SOBRE POLUIÇÃO AUTOMOTIVA EM VOLTA REDONDA.
Perfil dos Entrevistados - %
7. Sexo:
(52) Masculino
(47) Feminino
(15) De 23 a 29 anos
(20) De 51 a 65 anos
(02) Não Respondeu
9. Escolaridade:
(60) Ensino Médio
(03) Não Respondeu
Locais das entrevistas:
Entrada do Horto Florestal
Feira Livre no bairro Retiro e imediações
Centro Comercial da Vila Santa Cecília
Praça da Prefeitura Municipal de Volta Redonda
Analise preliminar
A coordenação do MEP e os educadores do Núcleo de Pesquisa do Pré- Vestibular Cidadão reunida ontem, dia 29/05, avaliaram o resultado da Sondagem sobre o Trânsito de Volta Redonda e constataram:
1. A Significativa percepção da população, no tange saúde e as configurações do trânsito atual em VR são preocupantes.
2. Os entrevistados demonstraram serem críticos e cobram controle e fiscalização (ex. níveis de poluente particulados visíveis e invisíveis, entre outros itens), também mostram a necessidade de estudos aprofundados.
3. A população é pró-ativa, pois apresentam várias propostas de obras e ações que podem a médio e longo prazo darem soluções as várias situações emblemáticas do trânsito.
Face a isto o MEP, já encaminhou ao Poder Público Municipal (Prefeito, SUSER, SMMA,IPPU,...) e a Câmara Municipal o Relatório da Sondagem, como também dará continuidade ao Estudo sócio- ambiental.
Participaram – Saulo, Zezinho, Henrique, Daniel, Carlos, Ramires, Márcio, ainda Karine e Nathalia, que justificaram ausência
As doenças respiratórias em Volta Redonda e em todo mundo tem demonstrado cada dia mais ser um problema de saúde pública, pois tem altos custos e uma taxa de morbidade importante nos públicos infantil e idoso. Podendo também ressaltar as doenças secundárias que podem ter origem de problemas respiratórios como AVCs e Infartos. Em torno de 80% da população alegam que tem ou conhecem pessoas próximas que apresentam problemas respiratórios, mas desconhecem se essas patologias podem ser de origem da poluição industrial ou automobilística. Na verdade, nem nós, pesquisadores, sabemos, pois não temos e a cidade também não tem dados fundamentais para apontar se os índices de poluição estão ou não acima do valor normal, ou até mesmo a origem dela.
Ao mesmo tempo a pesquisa demonstrou que a população conhece que o alto índice de automóveis pode estar causando problemas na cidade. Uma cidade com a infra-estrutura que tem não pode ter um pico de “rush” pelo qual estamos passando no inicio da manhã e no final da tarde. A classificação do transito hoje em Volta Redonda pela população é de regular para ruim, como aponta a pesquisa, e isso também acarreta num problema psicossocial.
Mais, a pesquisa também demonstra soluções apontadas pela população como: Melhoria e alternativas no uso de transportes coletivos, estudo de um novo modelo de engenharia de trafego (ciclovias, rodovia do contorno, alargamento de vias, faixas exclusiva para motos)e também cobrando controle dos níveis de poluição dentro da cidade.
Agora, o que precisamos fazer é provar a população que a demonstração da opinião dela está concreta com dados científicos para poder da á ela o direito de exigir mudanças pelos órgãos responsáveis.
* MEP-VR - Movimento Ética na Política de Volta Redonda, RJ
** PVC - Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR
MEP-VR
Rua São João Batista, 23, Niterói, Volta Redonda, RJ (Salão da Igreja Santo Antônio)
mepvoltaredonda@yahoo.com.br
(24) 3346 0659
No orkut:
Perfil
Comunidade
1 comentários:
legal!
Postar um comentário