13 de março de 2009

Bahia apresenta os resultados do Programa Monitora, voltado à qualidade da água dos rios

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

O balanço do Programa Monitora em 2008 foi apresentado aos órgãos governamentais, Ministério Público, universidades, instâncias ligadas ao meio ambiente e ONGs. O programa do governo do estado é executado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e tem como objetivo monitorar a qualidade da água dos principais rios baianos.

Até 2010 R$ 6,7 milhões serão investidos no projeto. As informações levantadas permitem a aplicação de políticas públicas de controle de poluição, recuperação de áreas degradadas e gestão de recursos hídricos.

Segundo o coordenador de Monitoramento do INGÁ, Eduardo Topázio, os diagnósticos sobre a qualidade dos rios indicam na verdade o estado de saúde das bacias hidrográficas. "As informações servirão de base para ações de saúde pública, saneamento, fiscalização ambiental, abastecimento, navegação, além de atividades econômicas”, diz

Um banco de dados de recursos hídricos vai relatar o diagnóstico da qualidade das águas. O coordenador de Monitoramento destaca que os esgotos domésticos das áreas urbanas e no Recôncavo Norte continuam sendo as principais causas de contaminação dos rios na região. As concentrações populacionais e industriais também foram apontadas.

Os relatórios completos encontram-se disponíveis no site www.inga.ba.gov.br, no link Programa Monitora, ou diretamente em http://monitora.inga.ba.gov.br.





............................................................



AGRADECIMENTO


de Prof. Jarmuth  - prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org
assunto FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

"Cara amiga,

Receba as felicitações da Equipe do Instituto SOS Rios do Brasil pela importante data do "Dia Internacional da Mulher" !

Nossas homenagens e nossos agradecimentos por tanto carinho, atenção e dedicação que vc tem demonstrado ao longo de sua existência, como mulher forte, dedicada, batalhadora e consciente da sua importância na comunidade e no seu desenvolvimento sustentável.

Um grande abraço!  Visite o Blog SOS Rios e veja nossa homenagem para as mulheres que defendem nossos recursos hídricos, indispensáveis para a vida no planeta!

Saudações eco-fluviais

Prof. Jarmuth Andrade
Instituto SOS  Rios do Brasil"

E, além disso, o prof. Jarmuth fez uma homenagem no blog.

Obrigada pelo carinho, professor!

De minha parte, posso de dizer que o que faço é de coração.

Raquel Almeida




1 comentários:

Penso, logo escrevo disse...

Esses programas são sempre bons!!

Postar um comentário