1 de março de 2009

CAMPANHA COMEMORE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


  


DIA MUNDIAL DA ÁGUA
 22 DE MARÇO 

O Instituto SOS Rios do Brasil, em 2009 lança a Campanha: "COMEMORE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA" junto a mídia em geral, órgãos governamentais das três esferas, universidades e escolas, ONGs, Comitês de Bacias Hidrográficas, empresas e entidades, clubes de serviço, agências de publicidade, grupos comunitários e ambientalistas em geral.

Nosso objetivo é que a data seja comemorada com destaque e que sejam planejadas divulgações, séries de artigos, suplementos e programas especiais, concursos, workshops, exposições, ações e atividades comunitárias, pesquisas e enquetes, produção de folders, cartazes, CDs, cartilhas e amplo material alertando para a situação da água no planeta , os problemas de saneamento básico e a necessidade de recuperar, preservar e valorizar os recursos hídricos do Brasil.

Publicaremos no Blog do Instituto SOS Rios do Brasil todos os eventos que forem planejados para a comemoração do "Dia Mundial da Água" e da "Semana da Água", que normalmente são comemoradas nas escolas, nas Prefeituras Municipais e Secretarias de Meio Ambiente dos Estados, que nos forem comunicados.

Participe da Campanha recomendando a comemoração da data para os organismos de sua comunidade; para as revistas, jornais, blogs e sites que lê e programas de rádio e televisão que ouve ou assiste. PARTICIPE!

..................................................................................................

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de: 
* Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
* Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; 
*Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;
* Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.


Os temas dos DMA anteriores foram: 

* 2009:  Águas compartilhadas - Oportunidades Compartilhadas
* 2008: Saneamento 
* 2007: Lidando com a escassez de água 
* 2006: Água e cultura 
* 2005: Água para a vida 
* 2004: Água e desastres 
* 2003: Água para o futuro 
* 2002: Água para o desenvolvimento 
* 2001: Água e saúde 
* 2000: Água para o século XXI 
* 1999: Todos vivem rio abaixo 
* 1998: Água subterrânea: o recurso invisível 
* 1997: Águas do Mundo: há suficiente? 
* 1996: Água para cidades sedentas 
* 1995: Mulheres e Água 
* 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.

SAIBA MAIS

PROMOÇÃO E PATROCÍNIO:

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

Prof. Jarmuth Andrade disse...

Cara Raquel,

por favor, coloque nesta chamada da Campanha a nova postagem disponível no blog. Há importante correção que foi feita e novos apoiadores.
Obrigadão,

Prof. Jarmuth

@infoambiental disse...

Corrigido! Obrigada!

Penso, logo escrevo disse...

Interessante!!!

Daniela Lima disse...

Elaborei uma palestra toda voltada para economia de água para o Consulado da Mulher, assim q ela for realizada, postarei no meu blog!

Clube de Ciências disse...

Muito legal o blog de vocês, parabéns! Sou professora de Biologia e mantenho um blog referente a assuntos de educação e ciências. Gostaria de adicioná-los à minha lista de favoritos! Grande abraço, Ana

Postar um comentário