30 de março de 2009

IBAMA - 20 Anos


Foto: Jefferson Rudi
Brasília – Hoje o Ibama deu início às comemorações dos 20 anos de sua existência. Pela manhã, os servidores e visitantes foram recebidos na entrada do Ibama Sede com o grupo circense Instrumento de Ver. À tarde, foi a vez da cerimônia oficial, que contou com as presenças do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e do primeiro presidente do Ibama, jornalista Fernando Cesar Mesquita, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, houve concessão de medalhas de mérito ambiental a pessoas que contribuíram com a causa do meio ambiente e com a consolidação do Ibama. Dez dos homenageados foram escolhidos pelos servidores em votação na intranet do instituto, e outros dez escolhidos pelo Conselho Gestor. Além disso, foi realizado o lançamento do selo comemorativo dos 20 anos pelos Correios e Telégrafos e foi exibido o filme de propaganda de educação ambiental “Cuidar do Meio Ambiente Todo Mundo Pode”.

Mérito Ambiental

Receberam as medalhas por indicação do Conselho Gestor o senador José Sarney, os jornalistas Paula Saldanha e Cláudio Savaget, os professores Paulo Afonso Leme Machado,   Antônio Danilo (criador da marca do Ibama), Paulo Nogueira Neto (durante 14 anos foi o secretário da Secretaria Especial do Meio Ambiente, órgão que antecedeu o Ibama) e Judith Cortesão, ambientalista já falecida, cuja contribuição para a causa ambiental ultrapassou as fronteiras do País.  Também foram homenageados os servidores Francisco Canindé Alves (o servidor mais antigo do Ibama) e Elves Ismar Martins  (morto em serviço num acidente de helicóptero, cuja viúva, Eneida Martins recebeu a homenagem),  Também homenageado, o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, que não pôde comparecer à solenidade.

Os indicados pelos servidores foram o primeiro presidente do Ibama, jornalista Fernando César Mesquita,  e os servidores Fausto Silva Júnior (Coordenação Geral de Fiscalização), Guilherme Gomes de Souza (Ibama no Espírito Santo) e José Fernando Pedrosa (Ibama no Rio de Janeiro) e o professor José Quintas (pioneiro da educação ambiental no Ibama).  Também foram homeageadas as  servidoras aposentadas Roseana Trein e Sueli Monteiro São Martinho Carvalho. E ainda o presidente da Associação dos Servidores do Ibama – Asibama,  Jonas Moraes Corrêa, a “companheira” Miriam Vaz Parente, e Márcia Silva.

Cuidando do Brasil

O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, abriu a cerimônia falando sobre o que é cuidar do Brasil, que, na sua visão, “é ter compromisso com o presente e com o futuro, com amor à natureza e à cultura”. Messias listou entre os compromissos do Ibama  punir os crimes ambientais e chamar à legalidade aqueles que estão irregulares, licenciar com presteza e rigor os empreendimentos, regular o uso dos recursos naturais, buscando ser referência para os demais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que “os vinte anos de história do Ibama marcaram o Brasil”. Segundo ele, o desafio da gestão ambiental é muito grande. “A cada passo, é preciso desenvolver nosso pessoal”. Minc destacou a atuação dos servidores do Ibama nos seus dez meses à frente do ministério, que, com muito trabalho, ajudaram o instituto a emitir 45% mais licenças com todo o rigor técnico e a reduzir o desmatamento.

O ministro contou da sua experiência em campo, atuando junto à fiscalização do Ibama, defendendo o rigor nas ações, e destacou o atentado ocorrido em Paragominas, no final do ano passado, como o pior já ocorrido contra o Ibama, com madeireiros incitando a população, que incendiou o escritório do órgão e lançou coquetel molotov no hotel onde os fiscais estavam. Disse que dois dias depois esteve no local, onde já foram presos alguns dos responsáveis pelas agressões. “Conversamos com o prefeito e ele cassou os alvarás municipais das empresas envolvidas”. Minc disse ter orgulho de trabalhar com o Ibama e de ouvir o instituto em momentos importantes, “antes de conversar com o presidente Lula, com a Dilma…”.

O senador José Sarney lembrou da criação do Ibama, em 1989, dizendo que, àquela época a questão ambiental ganhou contornos de ideologia, pois o Brasil era atacado na comunidade internacional e acusado de ser o maior poluidor do planeta. “Foi organizada a reação juntando cinco grandes órgãos para criar um com força para tomar as decisões necessárias para que solucionasse os problemas”.

Sarney afirmou ainda que sabia que o Ibama teria um grande destino. Segundo ele, é preciso cuidar do meio ambiente para continuar vivendo no planeta. O presidente do Congresso afirmou ainda que  os servidores do Ibama “são herdeiros de uma tradição de luta de uma grande causa, que é a causa da humanidade.

Selo comemorativo

O presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Custódio, conduziu a cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos 20 anos do Ibama e do carimbo obliterador com a logomarca do aniversário. O primeiro a obliterar o selo foi o senador José Sarney. Em seguida foi chamado o ministro Minc e o terceiro envelope foi obliterado pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco.

Também compuseram a mesa de honra a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o primeiro presidente do Ibama e o presidente da Asibama Nacional. Durante o evento, foi assinado acordo de cooperação entre o Ibama e uma cooperativa de catadores de papel para que todo o papel eliminado pelo órgão seja destinado à cooperativa para reciclagem. O acordo faz parte da implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. Além disso, o coral da Asibama cantou o hino nacional e música Cio da Terra. Ao final da cerimônia, a banda Pé de Cerrado fez um show animado e foi servido coquetel, oferecido pela Associação dos Servidores do Ibama do Distrito Federal – Asibama/DF.

Durante o ano, estão previstas outras atividades comemorativas tanto no Ibama Sede quanto nas Superintendências, culminando com a Mostra Nacional Ambiental - Caminhos da Sustentabilidade, a ser realizada na Semana do Meio Ambiente, em junho.

Leia também:

Ibama comemora 20 anos

0 comentários:

Postar um comentário