11 de setembro de 2009

Barra Mansa, RJ: Pneus velhos fora da natureza





Lançado em 2005 na cidade, o Projeto Ecopneus, iniciativa do governo municipal, em parceria com a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip), já tirou do meio ambiente 180 mil pneus velhos. Segundo informou o gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Silvo Daniel, antes do lançamento do programa, todo o material era jogado em rios, córregos e vias públicas, o que, além de causar danos ao meio ambiente é prejudicial à saúde. O gerente lembrou que a iniciativa atrai cada vez mais a atenção da população local como a de outros municípios.

De acordo com Silvio Daniel, o projeto foi criado com a finalidade de defender o meio ambiente e vem cumprindo este objetivo. Ele contou que, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Meio Ambiente (Coordema), a iniciativa está colaborando também com as cidades de Volta Redonda e Barra do Piraí. Segundo Daniel, donos de borracharias desses municípios têm enviado centenas de pneus diariamente para o projeto. “Com isso, além de colaborar com a melhoria do meio ambiente de suas cidades, essas pessoas também ajudam no crescimento do projeto. É uma iniciativa que deu certo e que está atendendo seus objetivos”, falou o gerente.

PNEUS VELHOS AGORA TÊM DESTINO
Os pneus velhos, que antes eram jogados em qualquer lugar, agora têm destino certo. A Anip é a responsável por recolher o material das borracharias, empresas parceiras e usuários comuns, três vezes por semana. Os pneus arrecadados, através do projeto, ficam em um depósito localizado na Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom, 3050, onde funciona também a Cooperativa de Reciclagem. O atendimento no local é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas. Os pneus são levados para as fábricas de reciclagem de outros municípios, onde são reaproveitados por indústrias de cimento e asfalto do estado. “Esses pneus velhos que antes causavam danos ao ambiente da cidade hoje são reciclados. Vale lembrar que um pneu leva 500 anos para se decompor. Por isso, sendo reciclado é vantajoso para todos”, explicou o gerente de Resíduos Sólidos, lembrando que antes as pessoas não tinham onde colocar esse material velho.

Ele disse também que a maioria da arrecadação acontece no final do ano. O Projeto Ecopneus atende uma resolução da Coordenadoria Nacional do Meio Ambiente (Conama), do ano de 1999, que obriga empresas que utilizam produtos pneumáticos a recolherem o material que é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população.
Silvio Daniel lembrou que o pneu velho, quando jogado em qualquer local, é um dos principais acolhedores do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

0 comentários:

Postar um comentário