1 de outubro de 2009

Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores

TUDO SOBRE A CAMPANHA NO SITE UNEP.

Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores
Comprometa-se a Participar – Una-se à Campanha 7 Bilhões de Árvores!

Com a iniciativa Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores, pessoas, comunidades, empresas e indústrias, organizações de sociedade civil e governos são encorajados a plantar árvores e a exprimir seu apoio por meio da página web do PNUMA. O objetivo é plantar 7 bilhões de árvores.

A idéia da Campanha 7 Bilhões de Árvores foi criada pela Professora Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz em 2004 e fundadora do Movimento Cinturão Verde do Quênia, que plantou mais de 30 milhões de árvores em 12 países africanos desde 1977. Quando um grupo empresarial dos Estados Unidos disse à Professora Maathai que estava planejando plantar um milhão de árvores, sua resposta foi: “isso é ótimo, mas o que nós realmente precisamos é plantar um bilhão de árvores”.

Um esforço de alcançe mundial


Ao reconhecer que há muitos iniciativas de plantio de árvores ao redor do mundo, a proposta do PNUMA é integrar esses esforços tanto em áreas rurais como urbanas. Pessoas e entidades – indivíduos, grupos infantis ou jovens, escolas, grupos comunitários, organizações não-governamentais, agricultores, organizações do setor privado, autoridades locais, governos nacionais – são encorajados a se comprometer por meio do preencimento do
formulário online Os compromissos podem ser desde uma até 10 milhões de árvores.

A pessoa ou entidade que fez o compromisso por meio do site passa a ser, a partir de então, o responsável pelo plantio da quantidade acordada. Todos que contribuírem receberão um certificado de participação. Eles serão encorajados a continuar atualizando as informações sobre o andamento do processo por meio da página da web, de maneira que o PNUMA possa verificar, em parceria com organizações como o Conselho de Manejo Florestal, se as árvores sobreviveram. O site registrará o andamento dos compromissos firmados, bem como publicará fotos e números relativos aos objetivos atingidos pelos membros da campanha.

A campanha encoraja o plantio de árvores nativas e que são apropriadas ao meio ambiente local. Instruções sobre o plantio de árvores estão disponíveis no site, assim como informações sobre reflorestamento e outros assuntos relacionados a árvores, incluindo links para organizações parceiras capacitadas e mais bem preparadas para dar assessoria de acordo com as condições locais, como o Centro Internacional para Investigação em Agrosivicultura (ICRAF, em inglês).

Acompanhe pelo site as Novidades da Campanha.

0 comentários:

Postar um comentário