2 de outubro de 2009

RJ: Gestão integrada de ecossistema na Ilha Grande

Diário do Vale

A Baía da Ilha Grande vai ganhar um projeto de gestão integrada de seu ecossistema. A iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), será lançada na próxima terça-feira (6), às 10h, no Hotel Portogalo, em Angra dos Reis (RJ). As informações são da Secretaria de Comunicação do Estado.

A secretária do Ambiente do Estado do RJ, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, participam do evento.

Executado pelo Inea, com recursos do Governo do Estado e do Global Environment Facility (GEF), o Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande pretende elaborar um modelo de conservação e de uso sustentável dos ecossistemas continentais, marítimos e insulares da baía, por meio de um processo de gestão participativa no litoral sul fluminense. Para isso, o instituto vai promover a integração de suas estratégias de conservação da biodiversidade às adotadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pelas secretarias municipais de meio ambiente e pelos demais órgãos ambientais.

Outros pontos do programa, que restabelece a parceria da secretaria do Ambiente e do INEA com agências internacionais de cooperação no âmbito da gestão ambiental, são a identificação das principais ameaças à região e a implementação de ações preventivas e corretivas que revertam a perda da qualidade ambiental, além do envolvimento dos diversos segmentos sociais afetados nos esforços de conservação e recuperação ambiental.

O Projeto de Gestão Integrada está sendo desenvolvido em três etapas. Na primeira, concluída pelos extintos Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), com o apoio do Instituto Bioatlântica (IBio), foram elaborados os diagnósticos sócio-ambientais.

Na segunda fase, iniciada em abril deste ano e com término previsto para setembro de 2010, serão elaborados estudos que resultarão no Termo de Referência do Plano de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande. Para isso, serão realizadas dez oficinas de trabalho, envolvendo, em diferentes momentos, a comunidade local, os gestores e a equipe técnico-científica.

A última etapa consiste no desenvolvimento, ao longo de cinco anos, do plano propriamente dito. O investimento estimado é de US$ 9,5 milhões e os resultados integrarão um programa estratégico de longo prazo, com duração prevista de 25 anos.

Segundo especialistas, o ecossistema da Baía da Ilha Grande está sob fortes ameaças. Turismo e pesca predatórios, privatização de praias e tráfego intenso de embarcações são alguns dos problemas que provocam impactos e comprometem a biodiversidade, a geração de riquezas e, consequentemente, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade da região.

0 comentários:

Postar um comentário