19 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial 2009 - Belém, Pará, Brasil


De volta ao Brasil, Fórum Social Mundial deve reunir 120 mil em Belém

Por Redação, com ABr - de Brasília

O Brasil vai voltar a ser palco do maior encontro da sociedade civil e movimentos sociais do planeta. A partir do próximo dia 27, Belém, capital do Pará, vai abrigar a nona edição do Fórum Social Mundial e deve reunir 120 mil participantes, de acordo com a organização do evento. Os investimentos na cidade para a reunião devem chegar a mais de R$ 100 milhões.

Realizado em Porto Alegre em 2001, 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia, em 2004, pela Venezuela, em 2006, pelo Quênia, em 2007, e no último ano não teve um epicentro, com a realização de eventos simultâneos em 82 países.

Até a última sexta-feira, as inscrições para a edição de Belém passavam de 82 mil, segundo um dos articuladores do Fórum e organizador da etapa 2009, Cândido Grybowski. “Acredito que vamos chegar aos 120 mil. As pessoas que moram na cidade fazem a inscrição na hora. Belém já está no clima do Fórum. É um espaço aberto, nós não queremos muralhas como nas reuniões do G8, que nos protege do lugar onde estamos. Nós queremos integração com a cidade.”

Estão previstas mais de 2,6 mil atividades, a maioria auto-gestionadas – organizadas pelos próprios participantes. As assembléias, oficinas, cerimônias, atividades culturais e os seminários serão concentrados nas Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), mas devem tomar as ruas de Belém, como na caminhada de abertura, prevista para a tarde do primeiro dia do Fórum.

Considerado o principal contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que acontecerá paralelamente em Davos, na Suíça, o FSM não deverá concentrar a discussão apenas sobre a crise financeira internacional. Também estarão na ordem do dia as crises ambiental e de segurança alimentar, que justificam inclusive a escolha de uma sede amazônica para o Fórum, segundo Grzybowski.

- Por causa da crise climática, decidimos realizar o Fórum no lugar que é grande patrimônio mundial. A Amazônia está no centro desse debate e não pode ser vista como um poço de gás carbônico. Queremos mostrar que é um território humanizado, cheio de alternativas. Assim como Chico Mendes mostrou o lado social da Amazônia ao mundo, vamos expressar o socioambiental, que é o grande desafio - apontou.

Definido como um evento apartidário e sem ligação com governos, o FSM não deixa de ser uma oportunidade política, e não será diferente em Belém, principalmente para as lideranças regionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou a ida ao Fórum, e deve encontrar os colegas de continente Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, Fernando Lugo, do Paraguai, e a chilena Michele Bachelet.

5 comentários:

Penso, logo escrevo disse...

Até que enfim o Brasil se envolvendo em algo realmente importante! Uf..

P.S - Novo filme de Will Smith, Sete Vidas, sinopse aqui: http://www.verdadesevariedades.blogspot.com

Inspirações disse...

Primeiro, quero desejar de todo o coração um 2009 cheio de alegrias e vitórias para você e sua família. Este é o ano, e ele é todo seu!

Quero também convidar você a visitar, fazer parte e seguir o Blog Inspirações. Ele foi feito especialmente para você e tem uma mensagem especial ao seu coração. Sei que se você dedicar um pouco de tempo diariamente para Deus, você terá mais força para vencer as adversidades da vida. Siga o blog, coloque-se como seguidora.

Também será um prazer ter você como uma amiga. Pois assim que você fizer do blog Inspirações seu point, você também terá um amigo (no sentindo real da palavra), um conselheiro e um pastor para os momentos em que precisar. Bastando chamar...

Siga, divulgue e participe: http://inspiracoesmatinais.blogspot.com

Daniela Lima disse...

Vc tem o site do forum p passar? preço das inscrições???

@infoambiental disse...

No post tem:
http://www.fsm2009amazonia.org.br

Cessel disse...

Queria um Fórum Social Mundial em VR!!

Postar um comentário