30 de janeiro de 2009

São Pedro da Aldeia, RJ - Peixes mortos: prejuízos para comerciantes e turistas

JB Estado

O incidente na Lagoa de Araruama, na Região do Lagos, que matou toneladas de peixes, não afetou apenas a vida dos pescadores. O problema, que surgiu no último sábado, dia 24, se refletiu no turismo e os comerciantes começam a contabilizar os prejuízos. É assim em um dos municípios mais afetados, São Pedro da Aldeia.

Além do mau cheiro, o episódio provocou a proliferação de algas que sujaram o principal ponto turístico da cidade. As águas da lagoa, que estavam cristalinas até o inicío do mês, mudaram de tom para uma cor escura. E o medo de contaminação, já que uma das possíveis causas da mortandade é o despejo de esgoto sem tratamento no ecossistema, inibiu o consumo de peixes e frutos do mar.

João Josué da Silva tem um quiosque há 28 anos na Praia do Sudoeste, uma das menos afetadas pelo mau cheiro e que ainda tem banhistas. Ele conta que após a mortandade, o movimento caiu para 1% do esperado e explica que o acidente afastou os visitantes na segunda quinzena de janeiro.

- Tem mau cheiro, a água está preta, o turista não usa a praia. Não estou vendendo nada, nem pastel de camarão de cativeiro querem. É só batata frita, pastel de queijo e de carne. Nem sentir o cheiro do pescado aceitam - desabafa o quiosqueiro.

Prejuízo também no turismo

A administradora de uma das pousadas da cidade, Rosane de Azevedo,  relata também desistências. Segundo ela, apesar do início das aulas, a casa costuma estar lotada de turistas paulistas e cariocas. Ela teme, agora, que o esvaziamento, que marca o final do mês, se reflita no próximo feriado prolongado.

- A procura pela semana do carnaval já caiu cerca de 60% - conta a administradora.

A prefeitura de São Pedro da Aldeia estima que os prejuízos decorrentes da mortandade cheguem a R$ 6 milhões. Na ultima quarta-feira, dia 28, a cidade decretou situação de emegência para garantir indenização a dois mil pescadores.

1 comentários:

Milton T disse...

Comerciantes, população quem paga seus prejuísos?

descaso é evidente e enquanto não houver leis rígidas, isso vai continuar

bjs

Postar um comentário